Pastoral Familiar – – Arquidiocese de Montes Claros, MG.

Em defesa da família e da vida.

Veja a entrevista do Padre Genivaldo sobre a Semana Nacional da Família

Posted by pastoralfamiliarmoc em 11 de agosto de 2017


Entrevista do Padre Genivaldo, para a imprensa católica no site da Arquidiocese, realizada no dia 08.Ago.2017.

 

Sábado inicia a Semana Nacional da Família

12.Agosto.2017

Padre Genivaldo – Assessor Espiritual da Comissão Arquidiocesana da Pastoral Familiar de Montes Claros

Sábado, 12 de agosto, véspera do dia dos pais, a Pastoral Familiar da Arquidiocese de Montes Claros abrirá oficialmente a Semana Nacional da Família que este ano será a nível provincial. As dioceses de Janaúba, Januária e a Sede de Montes Claros fizeram um planejamento para trabalharem essa semana com uma cartilha que foi totalmente  produzida obedecendo a realidade local. Da Província Eclesiástica de Montes Claros, apenas a Diocese de Paracatu  não adotou a cartilha por entender que a realidade daquela região é outra e que o material nacional vai atendê-los.

Para explicar melhor sobre a Semana Nacional da Família (SNF) em nossa Arquidiocese e sobre os eventos que serão abordados ao longo dessa programação, conversamos com o padre referencial para a Pastoral Familiar arquidiocesana, Padre Genivaldo Lopes Soares. Acompanhe e fique por dentro de tudo você também!

ARQUIMOC:  Como vai acontecer a SNF em nossa arquidiocese?
PADRE: Como será a nível de Província, cada Diocese vai realizar a abertura em sua Sede. Em Montes Claros, realizaremos a abertura com todo o Setor Centro (24 Paróquias) sábado, 12 de agosto, às 8h30 durante missa que será presidida por Dom João Justino de Medeiros Silva, arcebispo coadjutor e concelebrada pelos padres presentes.  Após a missa, faremos a 5ª caminhada da família. A concentração será na Praça Pio XII (em frente a Catedral) onde seguiremos para a Praça Dr. Chaves, na Matriz Nossa Senhora da Conceição e São José.

ARQUIMOC:  O evento é arquidiocesano e também paroquial? Como se dará isso?
PADRE: Sim. Depois da abertura oficial (missa e caminhada da família que vai ocorrer no sábado, 12/08). Cada Paróquia vai iniciar a semana em suas comunidades no dia seguinte, domingo, 13 de agosto, dia dos pais. Algumas programações encerrarão dia 19 e outras dia 20 de acordo com o cronograma e realidade paroquial.

ARQUIMOC: Qual o tema proposto este ano pela Arquidiocese? Sabemos que foi produzida uma cartilha envolvendo a província. Foi melhor do que usar o tema nacional?
PADRE: Sim. Porque criar uma cartilha a nível de província nos possibilitou envolver 3 dioceses e assim poderemos chegar ao coração de nossas famílias. A ideia é atingir cada lar cristão. Preparamos os temas para melhor abranger nossa realidade.  “Das periferias existenciais à luz do amor na família” é o tema principal da cartilha. Na cartilha, cinco encontros vão animar as celebrações em comunidade e em família, proporcionando adesão de nossas famílias. O material do nacional é bom, mas a ideia foi justamente regionalizar.

ARQUIMOC: Sobre a 5ª Caminhada, quem pode participar?
PADRE: A caminhada é para atingir toda a região central de Montes Claros. Todos podem participar.  Movimentos, pastorais, organismos, grupos. O evento é aberto. Vamos ter fanfarra e banda de música para animar o povo cristão.

ARQUIMOC: Qual objetivo principal desse evento para as famílias cristãs, sobretudo dentro de nossa organização religiosa?
PADRE: Nosso objetivo é sempre atingir o coração das famílias. Queremos poder fazer com que o evangelho da família possa encarnar em cada família cristã proporcionando tornar-se o santuário da vida. A Família é a igreja doméstica. Então buscamos fazer com que a vivência religiosa se dê na comunidade de comunidades de cada Paróquia.

ARQUIMOC: Qual mensagem o senhor deixa às famílias de nossa arquidiocese para viverem essa semana com maior profundidade e comprometimento?
PADRE: Viveremos uma semana profundamente comunitária. Onde nossas paróquias de famílias possam tornar profundamente, momento comunitário de encontro e assim poderem aprofundar e refletirem sobre a situação real das famílias. Vamos vivenciar uma dinâmica extraordinária – onde sairemos  de nossas casas e encontraremos com outras famílias para celebrarmos a Fé. Do ponto de vista comunitário mas formando esse grande agrupamento de famílias em torno da pessoa de Jesus Cristo que se encarna no seio da Sagrada Família Jesus, Maria e José. Queremos passar uma mensagem de vida, esperança e amor. Onde aproveitaremos essa semana para poder evangelizar nossas famílias e fazer com que se tornem santuário da vida, uma verdadeira igreja doméstica.

ARQUIMOC: Só lembrando, a missa será na Catedral, no próximo sábado, 12/08, às 8h30. Então vamos mobilizar a todos para participar não é isso?
PADRE: Isso. Esperamos todas as paróquias, grupos, movimentos, organismos, pastorais para que depois de rezarmos com Dom Justino, possamos juntos, descer em caminhada até a Praça da Matriz com nossas famílias.

____________________________________________________________________
Fonte: Arquidiocese de Montes Claros ***Viviane Carvalho – Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros

Anúncios

Sorry, the comment form is closed at this time.

 
%d blogueiros gostam disto: