Pastoral Familiar – – Arquidiocese de Montes Claros, MG.

Em defesa da família e da vida.

Pastoral Familiar faz Assembleia

Posted by pastoralfamiliarmoc em 1 de agosto de 2017


A 16ª Assembleia da Pastoral Familiar aconteceu nos dias 18 e 19 de fevereiro de 2017,  foi assessorado pelo Padre Jorge Alves Filho da cidade e Arquidiocese de Belo Horizonte, porém com moradia em Brasília – DF por ocupar função na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil na Comissão Vida e Família da CNBB.

O Assessor Espiritual da Pastoral Familiar da Arquidiocese de Montes Claros, Pe. Genivaldo reforçou a importância da primeira Assembleia do Ano que traz o tema: A Pastoral Familiar à luz de Amoris Laetitia – (Amoris Laetitia é uma exortação apostólica do Papa Francisco, publicada em 08 de abril de 2016. Possui nove capítulos e tem como base os resultados de dois Sínodos dos Bispos sobre a Família ocorridos em 2014 e 2015).  “Na verdade a proposta é adentrar o seio familiar naquilo que é a real situação das famílias nos tempos atuais.  E o Lema: Paróquia, família de famílias.  “Aqui, justamente a igreja quer resgatar que a família está inserida em comunidade, que está inserida em uma paróquia, e que juntamente com missionários, agentes, pastores, presbíteros, diáconos e bispos, tem essa missão para evangelizar em torno das famílias”, destacou o padre.

“A familia é a base de tudo. É a organização predileta de Deus, é o patrimônio, o tesouro mais importante da humanidade”, destacou o Assessor do Encontro de Casais com Cristo da Arquidiocese, Padre Idomar Fonseca. “ Participar dessa assembleia é buscar mais informações e melhor capacitação para melhor trabalhar com os casais e conduzir melhor essas famílias, igreja doméstica, santuário da vida rumo ao caminho da retidão.

Padre David da paróquia São Norberto que na oportunidade acompanhava o encontro com alguns casais de sua Paróquia, disse que a Pastoral Familiar é o berço de todas as pastorais – “é o ninho de amor  das pastorais”. Estamos aqui porque acreditamos que é um desafio, mas temos propostas em nossa Arquidiocese de mapeamentos que vão facilitar o trabalho e a motivação comum para uma evangelização de peso e consistente.

Com mestrado na área da família – teologia com ênfase no matrimônio em família, Padre Jorge Alves Filho, que há seis meses integra a Comissão Nacional da Família na CNBB agradeceu o convite para falar aos mais de 148 agentes da pastoral familiar que participaram do evento.

“A Família é um grande Mistério e dom de Deus. Mistério não tem solução, precisa ser amado. Existe realidade e desafios que são comuns de Norte a Sul do País, porém cada visita, formação passam por realidades comuns àquela determinada região. Quanto maior as desigualdades sociais, maiores são os desafios encontrados. Por isso a Igreja está presente, para superar os limites e as dificuldades encontradas no dia a dia. O encontro aconteceu no Salão São João Paulo II da Futura Paróquia de São Judas Tadeu. No Período da tarde de sábado, dom José, que na parte da manhã participava do Seminário de Mineração, Igreja e Laicato deu uma passada para acolher os agentes que participavam e o padre assessor que veio conduzir a Assembleia.

***Viviane Carvalho – Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros  (38 Vivo) 9905-1346 (38 claro) 8423-8384 ou pelo e-mail: imprensacatolica@yahoo.com.br

Fonte: Arquidiocese de Montes Claros.

Anúncios

Sorry, the comment form is closed at this time.

 
%d blogueiros gostam disto: