Pastoral Familiar – – Arquidiocese de Montes Claros, MG.

Em defesa da família e da vida.

ENCONTRO DE FORMAÇÃO DA PASTORAL FAMILIAR – REGIONAL LESTE 2

Posted by pastoralfamiliarmoc em 2 de maio de 2016


PASTORAL FAMILIAR – ARQUIDIOCESE DE MONTES CLAROS

RELATÓRIO

Nos dias 29/30 de abril e 1º de maio de 2016 foi realizado em Belo Horizonte, o Encontro de formação da Pastoral Familiar do Leste 2 da CNBB. O Encontro contou com mais de 150 participantes das diversas Dioceses dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo. O tema central do encontro foi: O ABRAÇO DA MISERICÓRDIA! E o lema: “Bem aventurados os misericordiosos pois obterão misericórdia”(Mt 5,7).

O Encontro foi dirigido pelo Bispo de São João Del Rei, Dom Célio de Oliveira Goulart, Bispo Referencial da Pastoral Familiar e Comissão Regional da Pastoral Familiar no Leste 2.

O enfoque do encontro foi CASOS ESPECIAIS da Pastoral Familiar. Temas apresentados:

1)Visão Geral dos Casos Especiais da Pastoral Familiar

2)Mesa Redonda com várias experiências no Setor Casos Especiais. Nossa Arquidiocese apresentou o Encontro para Casais em segunda união e a mesa redonda foi coordenada pelo Bispo de Divinópolis Dom José Carlos de Souza Campos.

3) Direito Canônico apresentado pelo Padre Vicente da Diocese de Divinópolis.

4) Ano Santo da Misericórdia – por Dom Célio de Oliveira Goulart.

A celebração de abertura foi presidida por Dom Edson José Oriolo dos Santos, Bispo Auxiliar de Belo Horizonte e o encontro contou ainda com muitos padres, diáconos e religiosos, além dos agentes da Pastoral Familiar.

Dos estudos realizados em grupo e por orientação da coordenação do Leste 2, foi reestabelecida a organização por províncias, que antes existia, sendo determinado que um dos coordenadores diocesanos ficaria com a coordenação do trabalho na província.

Na nossa província compareceram a Diocese de Paracatu com dois casais que representaram a Diocese, mas que não são coordenadores; a Diocese de Januária, que tem como coordenadores o casal Izael e Néia e a Arquidiocese de Montes Claros, com a coordenação do casal Messias e Rosângela. A Diocese de Janaúba não teve representação. Por decisão dos representantes ficou a coordenação da Província a cargo do casal Messias e Rosângela da nossa Arquidiocese, já ficando marcada uma reunião em Paracatu para planejamento de atividades e outras providências a serem tomadas.

Houve ainda celebrações, momentos de oração e diversos testemunhos.

O encontro transcorreu num ambiente de reflexão e alegria e muito acolhimento a cargo da Paróquia Maria Serva do Senhor, do padre Jorge Alves Filho, que é também o Assessor Eclesiástico da Pastoral Familiar no Regional Leste 2.

Da nossa Arquidiocese participaram membros da Comissão Arquidiocesana: Messias e Rosângela, Cidinei e Izelda, Red e Aninha, Glorinha e o Diácono Pedro Moura.

Que nesse Ano da Misericórdia possamos ser misericordiosos como o Pai.

Montes Claros, 02 de maio de 2016.

Messias e Rosângela

Coordenador Arquidiocesano da Pastoral Familiar

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: