Pastoral Familiar – – Arquidiocese de Montes Claros, MG.

Em defesa da família e da vida.

O CONSELHO TUTELAR E O VALOR DA AMIZADE – Glorinha Mameluque

Posted by pastoralfamiliarmoc em 13 de outubro de 2015


pedro e glorinha foto nova

O ano era 1990 e um fato muito importante acontecia: o lançamento do Estatuto da criança e do adolescente, o famoso ECA, lei 8.069 de 13 de julho de 1990. Na nossa família também um fato importante acontecia no mesmo ano: o nascimento do nosso primeiro neto : Fernão Gabriel.

Era urgente que os órgãos federais, estaduais e municipais colocassem em prática o novo Estatuto. Foram criados então os conselhos municipais, estaduais e nacional dos direitos da criança e do adolescente e daí a criação dos Conselhos Tutelares.

Em Montes Claros não foi diferente. Todos os órgãos que já lidavam com crianças e adolescentes foram convocados a participarem desse movimento. Na época, eu e meu marido havíamos criado o Projeto Viver que trabalhava com meninos de rua, e por isto fomos também convocados. Criou-se o primeiro Conselho Tutelar, com voluntários e sem nenhuma estrutura de funcionamento, desde que era coisa nova.

Do primeiro Conselho Tutelar, composto de cinco membros voluntários, fui escolhida em reunião das entidades e foram meus companheiros: o Monsenhor Alencar, o pastor Itamar, Vera e mais uma outra pessoa de quem não me lembro bem. Foi um trabalho pesado, mas gratificante. Não tínhamos carro, nem telefone e funcionávamos em uma salinha emprestada pela SETAS, na rua Dr.Veloso, antigo abrigo. Em Montes Claros ainda não havia o centro de Internação, nem qualquer abrigo municipal onde pudéssemos encaminhar alguma criança que nos fosse encaminhada. Era um total sufoco: às vez ligavam para minha casa de madrugada para eu resolver um problema e eu ficava de mãos atadas. Só mesmo a nossa boa vontade e disposição para resolver os problemas que surgiam. Tempos depois também fiz parte do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Hoje a situação é bem diferente: temos abrigos, centro de internação, mais de um Conselho e remuneração aos conselheiros.

Vinte e cinco anos depois, eis que meu neto Fernão Gabriel, formado em Direito e Letras Inglês se apresenta como candidato ao Conselho Tutelar, que agora é decidido em eleição. “Coisas da cidadania” ! Submete-se à prova, ficando em primeiro lugar, apresenta seu currículo e agora vem a eleição.  Nele corre o sangue do avô Pedro Mameluque que sempre teve vocação para servir, para melhorar a situação dos mais pobres e desprotegidos,  e que sempre lutou pelos mais desvalidos, seja na Pastoral Carcerária, na Pastoral do Menor, no Projeto Viver, no Juizado de Pequenas causas, no Conselho Penitenciário e no acolhimento a quem dele precisava. Não poderia ser diferente !

Mas tem a eleição, e agora? É ela que decide. Apenas uma semana ou pouco mais para ligarmos para amigos, parentes e conhecidos. Ele não tem uma comunidade a seu favor, nenhum grupo organizado, nenhum “lobby” apenas amigos e pessoas que nos conhecem, Pedro e Glorinha, meus filhos , seus pais Jorge Lúcio e Christina e seu círculo de amizades.

Votação limpa e consciente, mas que nos assustou quando vimos a multidão que compareceu à Escola Gonçalves Chaves. Pensei comigo: “não vai dar. Mas Deus vai decidir o que for melhor para ele…”

Noite de apuração: em cada urna ele era o segundo, ou terceiro e às vezes até primeiro. Resultado final: terceiro lugar, 339 votos. Até mesmo surpreendente para nós. O que mostra que os amigos saíram de suas casas num domingo calorento, e votaram apenas por amizade.

Há uma música que diz: “Amizade vem de Deus e a Deus deve levar…” Vimos o valor da amizade e agora só nos resta agradecer a todos aqueles que atenderam ao nosso chamado. Tenho certeza que não se decepcionarão.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: