Pastoral Familiar – – Arquidiocese de Montes Claros, MG.

Em defesa da família e da vida.

CONSERVAR A ESPERANÇA, DEIXAR-SE SURPREENDER POR DEUS E VIVER NA ALEGRIA

Posted by pastoralfamiliarmoc em 5 de agosto de 2013


Glorinha Mameluque

Estas foram as palavras do Papa Francisco em uma de suas falas no Brasil. Nessa Semana Nacional da Família que se aproxima ( de 10 a 17 de agosto), comemorada em todo o Brasil e de maneira especial aqui em Montes Claros, é tema para reflexão de todas as famílias.

CONSERVAR A ESPERANÇA : Num tempo em que os valores da família cristã vêm sendo fortemente ameaçados, não podemos perder a esperança de que o futuro da humanidade impreterivelmente passa pela família, como já afirmara o antecessor do Papa Francisco, o saudoso João Paulo II. As ameaças são muitas, como as leis que são a cada dia aprovadas no Congresso Nacional , e entre elas a que quer legalizar o aborto no Brasil com o sofisma de que “ a mulher é dona do seu corpo”. Pode até ser mesmo, “do seu corpo”, mas não de uma nova vida que pulsa no seu ventre, criada por Deus desde o momento da concepção, pois só Deus é o Senhor da vida do princípio ao fim. Mas mesmo que essa lei seja aprovada, por força dos lobbies anti-vida, a família cristã não vai se deixar levar . “Lutem contra a corrente”, afirmava o Papa Francisco aos jovens, como se também dissesse para as famílias: “lutem contra a corrente”, não se deixando levar pelo que alguns que não amam a família querem que aconteça. A verdadeira família cristã, fundada no amor, tendo como modelo a família de Nazaré não vai aceitar nenhuma imposição de leis contra o casamento e contra a vida e vai educar seus filhos na fé e no respeito às leis de Deus, maior que a lei dos homens.

DEIXAR-SE SURPREENDER POR DEUS: Um Deus que nos ama e que nos fala através dos acontecimentos, mesmo que para isto tenhamos que carregar uma cruz. O mesmo Papa Francisco , falando sobre a cruz assim se expressou: “Aquele que toca a cruz de Cristo, leva um pouco dela para sua vida, mas ela não se torna pesada, porque Ele estará na cruz”. Vamos nos deixar surpreender por Deus aceitando os desígnios Dele na nossa vida e confiando na sua misericórdia.

VIVER COM ALEGRIA : esta é uma característica da família. Quanta alegria quando se reúne pais, filhos avós, tios, irmãos, primos… É como um bálsamo que apaga todas as dificuldades, os conflitos, os momentos difíceis. Para os pais idosos ou

doentes, a presença dos filhos e netos é fonte de alegria sempre, é alento para a caminhada, mesmo que ela seja pesada. Como é triste a pessoa que vive na solidão, que não tem o calor de uma família. Se às vezes estamos sozinhos e a casa se enche

com a algazarra dos netos, a presença dos filhos, genros e noras, tudo se transforma em alegria, sons, música, brincadeiras, alegria.

Portanto as palavras do Papa Francisco, mesmo dirigida aos jovens, aplica-se de maneira especial à família, que vivendo num mundo de contradições e desafios, deve Conservar a esperança, deixar-se surpreender por Deus e viver na alegria.

 Advogada, psicóloga e escritora

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: