Pastoral Familiar – – Arquidiocese de Montes Claros, MG.

Em defesa da família e da vida.

FAMÍLIA, TORNA-TE AQUILO QUE ÉS!

Posted by pastoralfamiliarmoc em 18 de julho de 2013


Glorinha Mameluque

 

“No plano de Deus Criador e Redentor, a família descobre não só a sua ‘identidade’, o que é, mas também a sua ‘missão’, o que ela pode e deve fazer. Cada família descobre e encontra em si mesma o apelo inextinguível, que ao mesmo tempo define a sua dignidade e a sua responsabilidade: ‘Família, torna-te aquilo que és!”

Estas são palavras do saudoso Papa João Paulo II, na sua Exortação Apostólica “Familiaris Consortio”,que trata da missão da família cristã no mundo de hoje. Nesse documento, o santo Padre fala ainda sobre as luzes e sombras da família hoje e sobre a urgência de uma Pastoral Familiar atuante.

Em Montes Claros, desde 1988 foi criada a Pastoral Familiar que trata de evangelizar a família em qualquer situação e/ou etapa em que ela se encontre. Desta forma, evangeliza crianças, adolescentes, jovens, namorados, noivos, casais, recém-casados, pais e todas as demais realidades familiares, como os separados, a família incompleta, as mães e pais solteiros ,as famílias em dificuldades, em segunda união, não excluindo ninguém. Isto é feito através de encontros de reflexão e reuniões contínuas, acolhendo todos sem preconceito.

Em todos os anos acontece no Brasil a Semana Nacional da Família, que começa nos dias dos pais e estende-se por toda a semana. A comissão arquidiocesana da Pastoral Familiar desenvolve vasta programação, que nesse ano constará de uma Caminhada a favor da família cristã, no dia 10 de agosto, sábado, saindo da Praça Pio XII, às oito horas. É bom que se ressalte que essa caminhada nada tem a ver com as manifestações que existem em todo o país, pois foi programada bem antes daquelas e seu objetivo é apenas ressaltar o valor da família, a necessidade de educar os filhos na fé e lutar contra os desafios do mundo de hoje que querem destruir a família.

No decorrer da semana, quando todas as paróquias refletem os temas contidos na cartilha “Hora da Família” da CNBB, haverá ainda no dia 16, uma Festa dos Pais,

onde dois pais de cada Paróquia, tanto do centro como dos bairros, será homenageado por seu trabalho em favor da família e da comunidade. Este evento visa valorizar a figura do pai, “esteio da família”. A festa acontecerá, como em outros anos, no Automóvel Clube de Montes Claros.

“A família cristã está fundada no sacramento do matrimônio entre um homem e uma mulher, sinal do amor de Deus pela humanidade e da entrega de Cristo por sua esposa, a Igreja.” (Documento de Aparecida, 433)

“Acreditar na família é construir o futuro”, e é nisto que acreditamos.E confiamos totalmente na célebre frase do querido João Paulo II: “ O FUTURO DA HUMANIDADE PASSA PELA FAMÍLIA”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: