Pastoral Familiar – – Arquidiocese de Montes Claros, MG.

Em defesa da família e da vida.

80 ANOS DE MONSENHOR ALENCAR

Posted by pastoralfamiliarmoc em 7 de novembro de 2012


 

Glorinha Mameluque

Dia 08 de julho, o Monsenhor Antônio Alencar Monteiro comemorou o seu jubileu sacerdotal : 50 anos de sacerdócio, de vez que ordenou-se padre em 08 de julho de 1932. Foram muitos os eventos de comemoração de tão áurea data: tríduo nas Paróquias onde ele serviu, como a Paróquia Nossa Senhora da Consolação, no Cintra, a Paróquia de Santa Rita, a Paróquia de Nossa Senhora Aparecida – Catedral,  a Igreja Santa Efigênia, no 10º Batalhão da Polícia Militar e a celebração na Igreja de Santa Clara, comunidade da Paróquia São Pedro Apóstolo, onde  ele é vigário.

Logo de manhã ele foi surpreendido por grande número de pessoas que o acordaram com músicas e um farto café da manhã, servido na rua, na porta de sua casa.

Dia 01 de novembro, o fato se repetiu, pois ele completa 80 anos de vida. À noite, missa em ação de graças na Igreja São Pedro e logo após confraternização com um grupo de amigos. Para coroar todas essas comemorações, o lançamento do livro: “DO SONHO Á REALIDADE – ser padre, só padre, totalmente padre”, de autoria de Filomena de Alencar Monteiro Prates, sua irmã, e Maria da Glória Caxito Mameluque, ambas acadêmicas da Academia Feminina de Letras de Montes Claros. Esse evento fechou com chave de ouro as comemorações que se iniciaram em julho e duraram até esta data.

Neste livro, as autoras narram fatos importantes de sua vida, dividindo-se em três partes: a primeira, escrita por Filomena, testemunha ocular da história, vai do seu nascimento, sua infância, a juventude, a descoberta da sua vocação para o sacerdócio, até a chegada da família Alencar Monteiro a Montes Claros, trazendo o já seminarista Antônio.

A segunda parte, escrita por Glorinha Mameluque, vai da ordenação até hoje, passando por vários trabalhos e experiências vividas pelo então Padre Alencar: o serviço às Paróquias, ao Seminário, onde foi professor e disciplinário, ao Colégio Tiradentes, à Capelania do 10º Batalhão da Polícia Militar, a Direção Espiritual do Encontro de Casais com Cristo e da Pastoral Familiar.

Recebeu o título de Monsenhor e de Vigário Episcopal para a Família, devido à sua grande dedicação às famílias e por sua atuação junto à sociedade, recebeu da

Câmara Municipal os títulos de Cidadão Honorário e Cidadão Benemérito. Hoje o Monsenhor Alencar atende à Igreja Santa Clara, no Bairro Morada do Sol, à Igreja da Polícia Militar e à Capela da Santa Casa.

A terceira parte contém depoimentos de várias  pessoas de seu convívio, além de familiares e amigos e em todos esses depoimentos ressalta-se a olhos vistos o seu grande amor às famílias.

Na fala de sua irmã Filomena, é um livro escrito “por quatro mãos e dois corações” e para nós,  merece um segundo título: “Monsenhor Alencar Monteiro, O PADRE DAS FAMÍLIAS.”

Advogada, psicóloga e escritora

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: