Pastoral Familiar – – Arquidiocese de Montes Claros, MG.

Em defesa da família e da vida.

IV CONGRESSO PROVINCIAL DA FAMÍLIA

Posted by pastoralfamiliarmoc em 27 de agosto de 2012


IV CONGRESSO PROVINCIAL DA FAMÍLIA

Glorinha Mameluque

                        A Família é dom e compromisso, maior patrimônio da humanidade, santuário da vida, base e fundamento de toda a sociedade, “ é alegria, luz e esperança”. Esta última afirmação foi feita pelo saudoso e querido Papa João Paulo II, quando no 1º Encontro  Mundial do Papa com as famílias realizado em 1994, Ano Internacional da família” contemplou ao anoitecer,  as milhares de velas acesas na Praça de São Pedro em Roma.

Se eu quisesse, poderia encher esta página de grandes pensamentos e afirmações sobre a família, mas prefiro dizer que acredito na família, repetindo que “Acreditar na família é construir o futuro.” Embora ela esteja sendo tão ameaçada nos últimos tempos, ela sobreviverá, porque não é apenas humana, mas também divina, pois foi criada por Deus e tem como modelo, a Família de Nazaré.

E por acreditar nisso, o nosso querido arcebispo emérito Dom Geraldo Majela de Castro, no final do seu episcopado, convocou a comissão arquidiocesana de Pastoral  Familiar e pediu que se organizasse um Congresso Provincial da  Família. Provincial, porque reuniria as quatro Dioceses da Província: Paracatu, Januária, Janaúba e Montes Claros. Da família, porque não seria um Congresso do ECC(Encontro de Casais com Cristo), nem mesmo da Pastoral Familiar, mas de todas as famílias, com os seus segmentos: jovens, casais, solteiros, viúvos, pessoas separadas e/ou  divorciadas , religiosos e religiosas e todas as facetas que compõem a família, em qualquer situação ou etapa.

Assim, em 2006, aconteceu o 1º Congresso Provincial da Família aqui em Montes Claros, com a presença dos quatro Bispos, inclusive do Dom José Mauro, então Bispo de Janaúba e que veio a falecer logo depois.

Em 2008, o 2º foi realizado em Paracatu e  o 3º em Janaúba. Agora acaba de ser realizado o 4º Congresso Provincial da Família, na Diocese de Januária, na cidade de São Francisco, fechando assim o ciclo.

Esses Congressos são muito importantes e proveitosos, porque são colocados temas de grande interesse das famílias, discussão em grupos, oficinas que ensinam  como preparar jovens, namorados, noivos, casais, para viverem bem a sua missão como família, além de momentos de  grande espiritualidade. São oportunidades ainda de troca de experiências entre os participantes e muito aprendizado. Saimos desses congressos, mais convictos de que de fato, embora sofrendo os desafios do mundo de hoje, “O FUTURO DA HUMANIDADE PASSA PELA FAMÍLIA.”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: